O 6º dos 10 Mandamentos

on quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Recorrendo novamente ao Dicionário de Língua Portuguesa, a palavra “matar” significa:

1. causar a morte a, privar da vida, assassinar (alguém)

2. fazer morrer, abater

3. causar devastação a; destruir; extinguir

4. aliviar; saciar (fome, sede, etc.)

5. cansar, estafar, fatigar

6. prejudicar a saúde de

7. mortificar, afligir, ferir

8. arruinar; desacreditar

Todos este significados maioritariamente negativos encontram-se presentes no 6º Mandamento de Deus:

Exodo 20-13:Não matarás.”

Deus quando estabeleceu este mandamento referia-se a todas as formas de matar, por isso a ordem é curta, objectiva, abrangente e concreta para que não suscite dúvidas.

Existem diversas formas de matar, quer físicas quer espirituais, mas a pior na minha opinião é a morte espiritual. A morte física é causada pelo homicida de modo, normalmente, rápido e repentino, tirando o fôlego da vida em poucos segundos, minutos ou horas, mas a morte espiritual é uma morte que não se vê, não deixa provas e vai destruindo por dentro a pessoa, agoniando a sua forma de viver. Aquele que provoca a morte espiritual de outro, actua de forma imperceptível, ganha a confiança do próximo, actua ardilosamente, tece a teia da morte, prepara o ambiente e a vítima e pouco a pouco, como se de veneno tratasse, vai corroendo com palavras, com chantagens, provocando o medo, as dúvidas, a ansiedade, o pânico à vítima. Após a confiança conquistada, o assassino através da força da palavra negativa reduz a armadura da fé da vítima e se esta já estiver desprovida do escudo e da espada da Fé em Cristo, então estará à mercê dos métodos do “assassino”. A sequência da morte espiritual tem início com o desacreditar a fé e a segurança da vítima, seguido do cansaço para mortificar e afligir, ferindo-a, para finalizar com a destruição da vida e a morte.

Igualmente, convém salientar que não existem só pessoas que pretendem tirar a vida a terceiros, mas também aqueles que pretendem acabar com a sua própria vida, contrariando o 6º Mandamento de Deus, pecando contra o Criador, pois a criatura não deveria opor-se contra a vontade de quem lhe deu vida, mas isto é outro tema que mais tarde tenciono abordar!

Caro Leitor, lembre-se que temos a possibilidade de tirar a vida e de perdê-la, não só fisicamente, mas espiritualmente. Analise sempre se a sua Fé em Cristo tem vindo a dar vida aos que lhe rodeiam ou se tem perdido a vida porque se sente frágil espiritualmente e qualquer palavra negativa o atormenta! Se você tem medo, dúvida, angustia, ansiedade, apesar de crer em Jesus, então não está em comunhão com o Senhor, pois Ele veio para que você tenha vida e vida em abundância!

O 5º dos 10 Mandamentos

on quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, a palavra “honra” significa:

1. conjunto de qualidades morais entre as quais se salientam a honestidade e a rectidão

2. sentimento de dignidade

3. boa reputação

4. homenagem a alguém pelas suas boas qualidades ou talento

5. graça, distinção, privilégio

6. motivo de orgulho


Lanço então a pergunta: Quando honramos alguém!?

Honramos quando procuramos dar o melhor de cada um de nós para fazer esse alguém feliz com a nossa existência, seja ela pai, mãe, irmão, esposa, esposo, o amigo, o patrão, o colega de trabalho, etc. Honrar não significa fazer a vontade própria, mas antes a vontade de Deus, significa fazer o melhor sempre aos olhos de Deus!

Repare que não há nada melhor para um pai, que o deixe mais alegre, senão o facto de vir alguém falar bem do seu filho ou da sua filha. O coração desse pai enche-se de tamanha alegria, por mais pequeno e simples que seja o elogio.

Portanto, como filhos devemo-nos esforçar para honrar os nossos pais, devemos evitar discussões, palavras torpes, a desobediência ou tomada de atitudes que ponham em causa a Palavra e consequentemente, o equilíbrio familiar. Como pais, devemos de ensinar os nossos filhos, a disciplina e a importância da obediência aos pais, isto desde tenra idade, pois como diz o ditado popular “É de pequenino que se torce o pepino.”.

É bom lembrar que um filho deseducado e desobediente aos pais, dificilmente será um bom pai e um pai pouco atento aos filhos dificilmente passará valores de obediência, de educação e de honra para com os pais e com os demais. Todo aquele que honra o pai e a mãe, com facilidade honrará o próximo! Dará o seu melhor para ser um bom ser humano! Entra-se pois num ciclo de compromisso com o bem ou com o mal, dependendo do cumprimento ou do incumprimento deste maravilhoso 5º mandamento de Deus.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex.20-12

Este precioso mandamento, na minha humilde opinião não começa a ser cumprido no filho, sem antes ser praticado pelos pais. Como diz a minha mãe: “os filhos são o espelho dos pais”!

Como filho analise a sua vida, se tem realmente honrado os seus pais e lembre-se que está a tempo de mudar! Como pai analise se tem transmitido os valores ao seu filho para que no futuro, a semente da obediência venha a produzir frutos de honra!