O 6º dos 10 Mandamentos

on quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Recorrendo novamente ao Dicionário de Língua Portuguesa, a palavra “matar” significa:

1. causar a morte a, privar da vida, assassinar (alguém)

2. fazer morrer, abater

3. causar devastação a; destruir; extinguir

4. aliviar; saciar (fome, sede, etc.)

5. cansar, estafar, fatigar

6. prejudicar a saúde de

7. mortificar, afligir, ferir

8. arruinar; desacreditar

Todos este significados maioritariamente negativos encontram-se presentes no 6º Mandamento de Deus:

Exodo 20-13:Não matarás.”

Deus quando estabeleceu este mandamento referia-se a todas as formas de matar, por isso a ordem é curta, objectiva, abrangente e concreta para que não suscite dúvidas.

Existem diversas formas de matar, quer físicas quer espirituais, mas a pior na minha opinião é a morte espiritual. A morte física é causada pelo homicida de modo, normalmente, rápido e repentino, tirando o fôlego da vida em poucos segundos, minutos ou horas, mas a morte espiritual é uma morte que não se vê, não deixa provas e vai destruindo por dentro a pessoa, agoniando a sua forma de viver. Aquele que provoca a morte espiritual de outro, actua de forma imperceptível, ganha a confiança do próximo, actua ardilosamente, tece a teia da morte, prepara o ambiente e a vítima e pouco a pouco, como se de veneno tratasse, vai corroendo com palavras, com chantagens, provocando o medo, as dúvidas, a ansiedade, o pânico à vítima. Após a confiança conquistada, o assassino através da força da palavra negativa reduz a armadura da fé da vítima e se esta já estiver desprovida do escudo e da espada da Fé em Cristo, então estará à mercê dos métodos do “assassino”. A sequência da morte espiritual tem início com o desacreditar a fé e a segurança da vítima, seguido do cansaço para mortificar e afligir, ferindo-a, para finalizar com a destruição da vida e a morte.

Igualmente, convém salientar que não existem só pessoas que pretendem tirar a vida a terceiros, mas também aqueles que pretendem acabar com a sua própria vida, contrariando o 6º Mandamento de Deus, pecando contra o Criador, pois a criatura não deveria opor-se contra a vontade de quem lhe deu vida, mas isto é outro tema que mais tarde tenciono abordar!

Caro Leitor, lembre-se que temos a possibilidade de tirar a vida e de perdê-la, não só fisicamente, mas espiritualmente. Analise sempre se a sua Fé em Cristo tem vindo a dar vida aos que lhe rodeiam ou se tem perdido a vida porque se sente frágil espiritualmente e qualquer palavra negativa o atormenta! Se você tem medo, dúvida, angustia, ansiedade, apesar de crer em Jesus, então não está em comunhão com o Senhor, pois Ele veio para que você tenha vida e vida em abundância!

2 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

MORTE ESPIRITUAL...
Morre-se a FÉ, a Esperança, a Certeza de um CÉU,a presença de DEUS,a Certeza de se não estar só.Morte final...Cruel.
Que DEUS nos livre de tal mal.
Um abraço...
Fica com DEUS.

Diário de um Cristão disse...

A morte espiritual é como um veneno de efeito lento! A mais perigosa morte, a mais terrível! A morte espiritual vai nos levando, sem darmos por ela, vemos os sinais, mas não se lhes dá o devido valor e... depois tudo acabou e muito dificilmente a pessoa se levanta!

Obrigada pelo seu comentário e perdoe o meu atraso em publicá-lo, mas ainda estou tentando adaptar-me ao blog!

Que Deus te guarde e te proteja!

Enviar um comentário