O 2º dos 10 Mandamentos

on segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O 2º Mandamento de Deus é de tal ordem importante e fundamental para o homem que O Criador o colocou em 2º lugar, no entanto é aquele que provoca mais polémica entre os homens, é aquele que coloca à prova a nossa fé indo ao mais íntimo e fundamental da espiritualidade e afastando-nos do material, do palpável, daquilo que não tocamos, que não vemos, mas que cremos.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” Ex 20.4-6

Qual a razão para Deus colocar este requisito para o povo de Israel e para todos aqueles, todos nós, que pretendemos seguir o Deus Vivo?

Realmente Deus é zeloso, pois Deus como Pai quer a atenção dos seus filhos,como qualquer pai. É também sinónimo de zeloso: cuidadoso, diligente e escrupuloso. Através da obediência a este 2º Mandamento, Deus pretende cuidar de cada filho, protegendo-nos do mal que vem pelo culto a imagens que são criadas apenas pelo homem.

Por isso Deus chama a atenção para não fazermos imagens com o fim de adorá-las, de idolatrarmos ao ponto de as servir, pois tal acto afasta o homem de uma Fé viva, pois o culto de imagens apenas conduz o ser humano a uma fé morta, a uma fé sem respostas, a uma fé inerte, como as próprias imagens adoradas. O homem encurvando-se, prostrando-se diante de imagens para as adorar, submete-se a essa fé morta, aceitando-a na sua vida e vivendo em função da imagem daquilo que vê, manifestando a sua submissão e derrota perante a imagem de culto.

Por essa mesma fé morta, inerte, baseada no culto de imagens é que o povo de Israel estava “morto” espiritualmente e entregue nas mãos dos egípcios, servindo os mesmos deuses de pedra, de madeira e de ouro e vivendo numa dura escravatura física e espiritual por 300 anos. Foi necessário que Moisés, instruído por Deus, livre de imagens, com o coração vibrando de uma fé viva, ensinasse o povo de Israel a acreditar novamente no Deus Criador, transmitindo a Sua Palavra e ouvindo-a e cumprindo-a pela Fé, o povo crendo foi liberto, quer fisicamente quer espiritualmente. Para darem um passo para a liberdade tiveram que voltar as costas às imagens dos deuses e da superioridade numérica dos egípcios e dos exércitos de Faraó e voltar a face a Deus, crendo na Sua Palavra e obedecendo.

A crença e o culto a imagens afasta-nos de Deus, pois Ele não é matéria e a Fé exigida por Deus não se baseia em algo palpável nem na aparência deste mundo.

Repare quanta gente no mundo vive agarrada a imagens feitas pelo homem, crendo nelas, são os seus amuletos, oferecem-lhes promessas, ofertas em alimentos e em dinheiro, prostram-se fazendo os mais diversos pedidos, carregam-nas pois elas não andam sobre o próprio pé, no entanto também não ouvem, nem falam, mas trazem de sobremaneira uma carga pesada para a pessoa que lhe dá qualquer culto, seja ele grande ou pequeno. E a vida da pessoa fica a depender daquele amuleto . Trata-se de um caminho que parece fácil, mas torna-se tortuoso pela dependência, pela servidão que esse culto exige.


Eu comparo a importância do cumprimento do 2º Mandamento como a mais alta estima para com Deus, O Criador – é o maior sinal de uma Fé prática, enraizada na essência da Palavra. Eu comparo a Fé em Deus e o cumprimento deste 2º Mandamento como o vento que não vemos, mas que crendo na sua existência, o sentimos quando voltamos a nossa face para ele. Assim é para com Deus quando crendo mesmo não vendo, voltamos a nossa face para Ele, para senti-Lo.

A Fé em Deus é livre de imagens e de aparências. Convém lembrar que:

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11:1

Por isso Caro(a) Leitor(a) livre-se das imagens deste mundo, não as sobrevalorize e muito menos as adore ou preste culto, pois foram criadas por homens, imperfeitas, cujo valor leva ao afastamento Daquele que é o Perfeito Criador! Experimente romper com as imagens que estão na sua vida, com as materiais e com aquelas que se encontram na sua mente e no seu coração. Volte a sua face para Deus e sinta-O.

0 comentários:

Enviar um comentário