O 7º dos 10 Mandamentos. (continuação)

on domingo, 20 de fevereiro de 2011

Após ter escrito o último artigo, fiquei meditando na Palavra do Senhor e analisando a vida que hoje se leva no mundo. Ora se pensarmos bem o adultério começa quando se substitui o cônjuge por um terceiro, isto é, quando se coloca de parte a esposa ou o esposo, para se entregar ora a uma pessoa, ora a uma ocupação fora do matrimónio. Afirmo isto, porque por exemplo o uso do espaço virtual, via facebook, messenger ou via chat pode levar a trair, pode conduzir à infidelidade, não são hoje raras as relações virtuais onde as próprias pessoas vivem uma segunda vida, materialização dessa vida virtual é a rede social “second life”. Assim como, a substituição da relação marido-esposa, pelo trabalho, pela telenovela, pelo jogo de futebol, pelos amigos, pelo entretenimento, ou por outra coisa qualquer extra-conjugal pode dar início à degradação da relação amorosa do casal que pouco-a-pouco, é substituída por coisas sem valor, mas que a passividade, o comodismo, o conformismo associado, levam ao arrefecimento da relação do casal e ao agravamento da vida a dois.

O problema mais sério é assistirmos a isto, da parte de casais pertencentes a igrejas cristãs, a igrejas evangélicas. Não basta ter a Bíblia, saber a Palavra de memória, cantar cânticos ou ir a uma igreja e participar de congregações, pois dentro do templo, junto dos demais membros, tudo é paz, tudo é amor, tudo é tão bonito, mas o mundo cá fora, onde vivemos e onde temos que vencer e dar testemunho, esse é terrível e cheio de armadilhas tentadoras, onde o homem ou mulher que queira ser de Deus, tem muito que lutar para se afastar desse caminho tão largo e com a porta tão grande.

Por essa mesma razão Deus nos chama a atenção, a nós cristãos:

Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.

Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.

E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto cuidai de vós mesmos, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.

Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.” Malaquias 2:16-16

Caro Leitor, devemos de cuidar de nós mesmos, da nossa relação matrimonial, para não darmos espaço a que atitudes, ocupações fora do âmbito da vida conjugal, ponham em causa o importante equilíbrio do matrimónio. A vida do casal carece de um cuidado diário, de uma palavra amiga, de um gesto, de um carinho e de muita, muita atenção. Lembrando porém que o conformismo e a acomodação é o maior inimigo na vida de um casal!

0 comentários:

Enviar um comentário