O 9º dos 10 Mandamentos

on segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.

Mas porque eu digo a verdade, não me credes.” João 8:42-45

Esta passagem bíblica, como toda a Palavra de Jesus, de Deus, é sempre actual e vai ao mais íntimo de cada um de nós. Tal como os judeus de então, a quem o Senhor Jesus se referia, existem infelizmente hoje no seio da família cristã aqueles que professam a mentira, aqueles que não suportam ouvir a verdade, aqueles que mesmo congregando-se com outros cristãos, não compreendem a Palavra de Deus. Logo sendo apenas ouvintes, frequentadores de igreja, ocupando cadeiras e lugares, conhecem de memória as Escrituras, contudo não crêem nelas, porque não procuram praticá-la! Porém vivem na rotina de “cerimónias”, da casa para a igreja e desta para casa, reúnem-se em congregação, evangelizam, cantam cânticos ao Senhor, dão oferta, fazem votos. Caro(a) Amigo(a), semelhantemente actuavam os judeus a quem o Senhor Jesus repreendeu, chamando-os de filhos do Diabo! Quantos são aqueles que afirmando-se cristãos julgam o próximo! Quantas vezes ouvimos, até responsáveis por igrejas julgando na praça pública membros e responsáveis por outras igrejas que não tendo a mesma denominação, sofrem o mesmo mau juízo que o Senhor Jesus sofreu da parte do seu próprio povo! Quantas vezes assistimos a discursos, a polémicas, carregadas de ira que nada adiantam para a edificação da Fé!

Os membros frequentadores das várias igrejas denominacionais, ditas no sentido lato, como evangélicas, acaso não se baseiam na Palavra de Deus!? Acaso não se empenham em trazer à luz a Verdade!

Graças a Deus, a grande maioria destas igrejas, têm em comum, levar a todo o ser humano a verdadeira Palavra de Deus, a Promessa do Senhor, a Salvação! Possuem formas diferentes de operar, métodos de conquistar almas que não agradam a todos da mesma forma, pois cada ser humano é diferente, não somos cópias uns dos outros, mas desde que a Palavra seja cumprida, então o Espírito é o mesmo! Contudo é Deus que tem que manifestar-se na vida dos membros das diversas igrejas, começando pela vida particular dos seus responsáveis e da própria organização! Quantas vezes a palavra do bispo, do pastor, do presbítero, do missionário ou obreiro, daquele que tem alguma responsabilidade na congregação, não agradou a todos os membros da mesma forma, uns ficaram agradados com a revelação, outros porém até se acharam ofendidos e saíram para nunca mais voltar ou até permanecem, falando mal do responsável.

Por essa razão, Deus estabeleceu como 9º Mandamento:

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20:16

Quantas vezes não assistimos a manifestações de toda a ordem, na televisão, na rádio, nos jornais, em diversos blogues e sites ou pior dentro dos cultos das suas congregações, levantando toda a sorte de coisas vãs contra o próximo, baseando-se em especulações jornalísticas, indo ao sabor da corrente de quem pretende impedir a difusão da Palavra de Deus. Eis aqui juízos precipitados e muitas vezes falsos testemunhos proferidos por bocas de cristãos. Se assim procedermos, de forma infundada, sem provas, então cometemos pecado, por não observarmos o 9º Mandamento! Pecamos contra o próximo e principalmente, pecamos contra Deus!

Todos temos direito à opinião, desde que ela não constitua um falso testemunho, uma calúnia, uma injúria. Muitas vezes as discussões sobre os diferentes procedimentos de cada igreja, mais parecem concursos para retirar membros de uma ou de outra, não contribuindo em nada para aqueles que necessitam ouvir a Palavra de esperança e de mudança!

Se alguém tiver alguma coisa a dizer que o faça de forma íntegra, apresentando abertamente a sua opinião, pois todos aqueles que buscam a Cristo, a Ele pertencem, mesmo com opiniões diferentes.

Isto lembra-me os desentendimentos entre os apóstolos, contudo o Espírito era o mesmo. O próprio apóstolo Paulo tinha uma opinião diferente do apóstolo Pedro e resolveu o assunto cara a cara, assim como também o fez com Barnabé, procurando manifestar a sua opinião. Na igreja primitiva procurava-se resolver os desentendimentos com frontalidade.

Ora vejamos:

Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.

Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.” Actos 15: 1-2

Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos.

Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho.

E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.” Actos 15: 37-40


Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.

Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.

E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.

Mas, quando vi que não andavam rectamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?” Gálatas 2: 11-14

Mas apesar de tudo, das suas diferenças, das suas formas de difundir a Fé, o Espírito é o mesmo. Assim como ocorria naqueles tempos, também hoje acontece, por isso evitemos pecar contra o nosso irmão na Fé, levantando falsos testemunhos. Lembremo-nos que existem hoje igrejas cristãs com mais de um século e outras com menos de 10 anos e como tal, têm um longo período que percorrer e sendo de Cristo, com certeza o Espírito Santo as guiará, levando à mudança de vida dos seus membros.

Apesar de me ter alongado nesta análise, permita-me ainda, finalizar colocando aqui o mais importante, a Palavra de Deus confirmando o que foi dito:

porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?

Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens?

Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?

Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” I Coríntios 3:3-6


Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia;

e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.

Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;

seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,

e vós de Cristo, e Cristo de Deus.” I Coríntios 3:18-23


Lembremos pois que testemunho damos nós que nos auto-denominamos cristãos, em polémicas e dissensões entre irmãos de Fé que em nada contribui para a salvação, mas antes para a confusão e até para perda de almas, para regozijo e troça dos filhos do pai mentira, dos descrentes e daqueles que vivem da miséria espiritual dos necessitados.

Mas vai um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?

Na verdade já é uma completa derrota para vós o terdes demandadas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes a fraude?

Mas vós mesmos é que fazeis injustiça e defraudais; e isto a irmãos.” I Coríntios 6:6-8

0 comentários:

Enviar um comentário