O 7º dos 10 Mandamentos

on sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Senhor estabeleceu como sétimo Mandamento, ocupando essa posição tão significativa ao nível espiritual, o seguinte:

Não adulterarás.” Ex. 20: 14

Antes demais vamos entender a origem da palavra e o seu significado.

A palavra “adultério” em hebraico na'aph significa a de união de duas pessoas, em que uma delas não é o seu cônjuge.

A origem da palavra adultério provem do latim “ad alterum torum” o que significa “na cama de outro ou de outra”. Este termo é normalmente usado como definição de infidelidade numa relação, num casal. Como adjectivo ou verbo, o termo adultério significa falsificado. Contudo, o termo “adultério” no sentido original da palavra significa “infidelidade conjugal”.

Ora, segundo a Palavra escrita no Livro de Jó (Antigo Testamento), o adultério é comparável à incredulidade, ao ateísmo, negando a própria existência do Criador:

Também os olhos do adúltero aguardam o crepúsculo, dizendo: Ninguém me verá; e disfarça o rosto.” Jó 24:15

Aquele que adultera, procede em segredo, escondendo-se e pensa que ninguém o verá, ignorando a própria existência de Deus.

Jesus, deixou claro como a límpida água, o significado de adultério, que não sucede só quando o facto é consumado:

Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.

Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27-28

Não é o facto de olhar-se para uma mulher bonita ou para um homem atraente que o homem ou mulher, respectivamente, cometem adultério, mas sim quando existe desejo, paixão incontrolável e desmedida, paixão carnal, cobiça viciosa por essa pessoa que não é o seu cônjuge.

Na carta aos Éfesios, Paulo deixa bem claro que a união do casal deve reflectir a vida espiritual entre o homem e o Criador:

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.
Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.
” Efésios 5:31-32

O adultério é pois uma transgressão grave que viola a união sagrada e destrói o símbolo da nossa fidelidade para com o Senhor.

Actualmente, o mundo oferece toda a sorte de coisas para afastar o homem de Deus, para quebrar completamente a sua vida espiritual. Veja só a fantasia, a aparência, das redes sociais (facebook, hi5, twiter, orkut, etc.) que abundam na internet, as salas de chat, o messenger, cujas solicitações negativas (na maioria das vezes) atraem quem está débil espiritualmente e, sendo casado, facilmente cairá nas malhas do adultério. Lembre-se que para o mal e para sair da protecção divina, todo o caminho é fácil! O homem é um ser carnal e se não estiver fortalecido no espírito, vai pouco a pouco caindo na rede, sendo fácil até para aquele que se diz cristão entrar nesse mundo rumo ao desconhecido, primeiro entra por curiosidade e pouco-a-pouco se torna um viciado incontrolável, um incontinente, sem domínio próprio.

E o Senhor, através de Paulo adverte-nos para isto precisamente:

Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;
e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,
nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes acções de graças.
Porque bem sabeis isto: que
nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto não sejais participantes com eles;
pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade),
provando o que é agradável ao Senhor;
e
não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;
porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.
Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.
Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
” Efésios 5:1-18

Caro Leitor, se se sente fraco se fortaleça, não se entretendo na internet, nem buscando por caminhos que levam a lado nenhum, procure pois na Palavra a Força que vem do Senhor Jesus. Deus não quer homens ou mulheres mansos, mas sim valentes, de guerra e que declarem guerra a si mesmos, ao seu ego, à vontade da alma!

0 comentários:

Enviar um comentário