E o diabo existe!?

on domingo, 18 de abril de 2010

Lúcifer, satanás, diabo é o mesmo ser espiritual e cuja missão é afastar o ser humano do Criador. Satanás provém do hebraico שָטָן, que significa adversário/acusador. Do mesmo modo, diabo, do grego diabolos significa "acusador". Já lúcifer significa “portador de Luz”.

Ora a existência deste ser espiritual é aceitável obviamente pelos crentes em Deus e em Jesus Cristo, mas o mais curioso é que aqueles que negam a Jesus Cristo acreditam na existência deste ser cuja essência é o Mal, isto é, apesar de negarem a existência de Deus, acreditam na existência da potestade do Mal.

Para aqueles que crêem na Bíblia, esta indica-nos a origem de Satanás como sendo um Anjo de Luz, daí o nome Lúcifer, que rebelando-se contra Deus, foi expulso do céu com todos os outros anjos seguidores e, longe do Criador, converteram-se em demónios. Em Isaías 14:12, a Bíblia afirma o seguinte:

12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”

Igualmente, Ezequiel 28, 13:17, afirma o seguinte:

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.”


A vaidade e o orgulho, o querer ser Deus, levou à queda deste anjo e dos seus seguidores. Igualmente, o Homem ao querer assemelhar-se a Deus, em vez de preocupar-se em obedece-lo, em cumprir a sua vontade, em vez de aceitar que tudo o que conquista de bom provém do Senhor, torna-se um imitador de Lúcifer! Um seguidor!

Aquilo que conhecemos de forma generalizada por demónios, espíritos imundos são nada mais que anjos que junto a satanás foram expulsos dos Céus, quando este se rebelou contra Deus. (Isaias 14.12-15; Apocalipse 12.3,4). Tal como os anjos têm acesso aos lugares espirituais, os demónios também têm acesso e podem descer às profundezas do ódio, rancor e da perversão, atormentando as pessoas, possuindo-as e afastando-as de Deus e da sua verdade.(Marcos 5.2-5; Atos 13.6-12)

Todas as práticas condenadas por Deus, tais como o homossexualismo, a magia negra, a idolatria, a bebedice, a gula, a luxúria são expressões daquilo que se conhece por pecado, sendo estas também expressões da actividade demoníaca na vida daqueles que a praticam. A esquizofrenia pode ser uma doença mental como pode ser uma manifestação demoníaca, pela pessoa encontrar-se possuída.

Na Bíblia, encontramos várias passagens em que Jesus Cristo expulsava dos homens, das mulheres e de crianças, os demónios que os atormentavam e que lhes impunham as mais variadas doenças e problemas.


Segundo a Bíblia, as actividades de satanás e dos demónios resumem-se ao seguinte:

1) Tentam subverter o propósito de Deus.

"Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes."

Daniel 10.10-14


"Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demónios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom."

Apocalipse 16.13-16


2) Tentam estender a autoridade de satanás, cumprindo sua vontade.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

Efésios 6.11,12


3) Podem ser usados por Deus na realização de Seus propósitos.

"Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava." 1Sm 16.14

"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte." 2Co 12.7


4) Podem causar doenças

"E, expelido o demónio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: Jamais se viu tal coisa em Israel!" Mateus 9.33;

"E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se... Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?" Lc 13.11,16


5) Podem possuir homens

"E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou." Mateus 4.24


6) Podem possuir animais

"Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. " Marcos 5.13


7) Opõem-se ao crescimento dos filhos de Deus

"porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.12


8) Disseminam doutrinas falsas

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demónios," 1Tm 4.1


Fonte: www.comunidadeabiblia.net, “Quem são os demónios!?, por Elias R. de Oliveira


Para aqueles que crêem que para além deste mundo físico existe um mundo espiritual, nele se travam conflitos entre os mensageiros de Deus e as forças demoníacas. As orações, os jejuns, as atitudes de Fé dos crentes e seguidores de Deus são usadas para restringir as acções demoníacas e por intervenção divina, controlá-los.

No Novo Testamento, em João 10:10, refere-se ao diabo como ladrão: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;”. Contudo, muitos deitam as culpas à vida, às situações do país, ao vizinho, à esposa, ao esposo, ao filho... esquecendo que por traz desses males pode estar algo actuando na sua vida espiritual e consequentemente, agindo na sua vida física! Contudo, para o ser humano é mais fácil acreditar em algo palpável do que aceitar algo espiritual, é mais fácil aceitar a acção de amuletos para afastar o “mau olhado”, a inveja, o azar! É mais fácil recorrer a bruxaria ou acender velas a imagens ou a mortos do que aceitar a Palavra de Deus e lutar com as armas que Jesus nos colocou nas mãos.

O maior engano deste mundo é o de negar-se a existência do diabo, do príncipe deste mundo, pois deste modo todos aceitam os seus diversos problemas de forma natural, contudo quando passam por situações críticas, por vezes em vez de buscarem o Deus Vivo, buscam soluções nas pedras, nas imagens, nos mortos! Até quando!?

0 comentários:

Enviar um comentário