O Medo - Sentimento Enganador!

on quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem nunca sentiu medo!? O medo é um sentimento humano e, tal como a ira, a paixão, são sentimentos naturais que qualquer pessoa sente e que pode levar a manifestações pouco desejáveis no indivíduo.

O medo é um sentimento que pode levar ao bloqueio e até abrir uma fenda no coração, por onde podem entrar todos os demais receios. Este, tal como os demais sentimentos, alimenta-se de atitudes que nós próprios tenhamos. Tal como o amor se alimenta de atitudes, de afectos, de demonstrações de carinho, o medo alimenta-se de atitudes de covardia, de palavras negativas, de dúvidas, de desistências, de falta de palavra, de atitudes de retrocesso do próprio individuo.

A frase mais comum numa pessoa com medo é: “Eu Não Posso!” ou “Eu Não Consigo” Eis aqui a força de uma expressão verbal, mas que condiciona todo o estado de espírito para a tomada de atitude e consequentemente, criando resultados físicos negativos, porque se “Não Posso” ou “Não Consigo”, então “Não Faço”, logo “Não Tenho”, “Não Recebo”, Não, Não e Não!

A única forma que conheço de perder os medos é enfrenta-los, começando por afirmar “Eu Posso!”

Na Bíblia, Jesus precisamente chama a atenção ao poder daquilo que sai da nossa boca:

37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” Mateus 12

O apóstolo Tiago também refere-se ao poder da palavra que sai da nossa boca:

2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6 A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” Tiago 3


9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” Tiago 3


Ora o soldado com medo não se prepara devidamente para a batalha; porém o soldado valente, esse respeita o sentimento de medo, mas coloca-o fora do coração.

O nosso coração é enganador e a língua confessa o que vai dentro dele, pois como está escrito: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12:34


Se o nosso coração é enganador, logo esse medo ou medos que sentimos foram criados por nós e apenas têm o valor que lhe dermos...logo esse sentimento nada vale!

O medo é um sentimento negativo, construído por nós, pela nossa mente e que apenas cria obstáculos à nossa própria vida, à nossa felicidade! Se o alimentarmos com a confirmação da nossa palavra, confessando esse medo, vamos dando-lhe mais força e ele vai crescendo de forma destruidora, tipo bola de neve, acabando por nos vencer e fazendo-nos sucumbir à sua vontade, ao monstro que nós próprios criamos. As pessoas com medos ou fobias chegam a visualizar os seus próprios medos, o que os torna tão reais que induzem em erro a pessoa, tornando-a um ser triste, comandada pelos seus próprios sentimentos enganadores.

Existem vários medos. medo do escuro, medo da altitude, medo de doenças, medo de animais, etc., contudo é de salientar que um medo "construído" por alguém, nada tem haver com o seu medo ou com o medo de outra qualquer pessoa! Logo que valor tem o medo!? Tem o valor que cada pessoa lhe dá, que o seu autor lhe dá.

A dúvida é uma manifestação de medo que ganha força à medida que confessamos com a nossa boca. Olha-se para as situações adversas, sente-se medo no nosso coração e diz-se logo: “Não Posso!”, “Não Vou Conseguir!” e tal como o juiz que determina a sentença, assim se auto-condena aquele que tem medo!

Existe uma passagem bíblica que comprova perfeitamente o que foi afirmado até aqui:

26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.

27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Mateus 14

Ora, existe também o medo de seguir a Deus, de seguir a Jesus! Talvez tenha chegado a sua hora de enfrentar esse medo e de tomar posse daquilo que Deus tem para si! Ganhe coragem e entre na Paz do Senhor Jesus!


0 comentários:

Enviar um comentário